Europa - mapa interactivo (em português) e Atlas Mundial

http://www.luventicus.org/mapaspt/europa/europacontinental.html
Se clicares uma segunda vez num país, surge o nome da capital!


http://go.hrw.com/atlas/span_htm/world.htm
Clica no continente que queres conhecer e depois no país para veres a sua capital!

Jogo dos países da Europa

A propósito, gostas de leitura?

  • Na barra lateral há mais opções!
  • "Mães e Filhas" - 1º Volume Evan Hunter Colecção Livros de Bolso Europa-América 246, Editora Publicações Europa-América Idioma Português
  • "Os Herdeiros da Lua de Joana", de Maria Teresa Maia Gonzalez (Editorial Livro)
  • "Emílio e os Detectives", de Erich Kästner, ( Clássica Editora)
  • "Céu Aberto", de Virgína de Castro e Almeida (Clássica Editora)

quarta-feira, 18 de março de 2009

23 de Março - Dia mundial da Meteorologia

Todos os anos a Organização Mundial de Meteorologia (OMM), Instituição ligada às Nações Unidas (ONU), cuja sede fica em Genebra, na Suíça, escolhe desde 1961, um tema que serve de referência às comemorações do Dia Mundial da Meteorologia (DMM).

O Dia Mundial da Meteorologia estabeleceu-se para comemorar a entrada em vigor, no dia 23 de Março de 1950, da Convenção que criou a OMM.
A criação da OMM marcou o início de uma nova era e contribuiu para alcançar rápidos progressos na ciência e nas tecnologias.
Estes acontecimentos traduzem-se no estabelecimento de sistemas operativos mundiais para a proteção da vida e dos bens, para a mitigação dos desastres naturais, assim como para numerosas aplicações numa série de atividades socioeconómicas de apoio ao desenvolvimento sustentável, definido atualmente como ‘O desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem por em risco a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades’.A mensagem do secretário-geral da OMM, Michel Jarraud, sobre o Dia Mundial da Meteorologia, em 2005, dá destaque à oportunidade que o tema escolhido propicia para que a comunidade cientifica, as autoridades governamentais, a média e o público em geral discutam a importância da Meteorologia para o desenvolvimento e a luta contra a pobreza.Segundo o Secretario, estima-se que, em 1992-2001, cerca de 90% dos desastres naturais foram de origem hidrometeorológica.Nesse mesmo período, os desastres causaram 622 mil mortes, afetaram a vida de mais de 2 bilhões de pessoas, propagaram enfermidades e causaram perdas econômicas da ordem de US$ 450 bilhões, aproximadamente, representando 65% dos danos causados pelo conjunto dos desastres naturais.
O texto da OMM destaca ainda os problemas ambientais como parte dos novos desafios da meteorologia e hidrologia, citando o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, a mudança climática, a diminuição da camada de ozono (existente na estratosfera), a diminuição progressiva dos recursos de água doce e a crescente contaminação da atmosfera e da água. Lembra-se ainda que para reforçar a capacidade dos Serviços de Meteorologia e Hidrologia Nacionais (SMHN) e contribuir eficazmente para o desenvolvimento sustentável, é indispensável melhorar os serviços atuais de vigilância do tempo, do clima e da água, assim como, suas aplicações e desenvolvimento de novos serviços.
Sobre esta questão, a OMM já criou três novos programas: o Programa de prevenção de desastres naturais e atenuação de seus efeitos; o Programa Espacial; e o Programa em favor dos países menos desenvolvidos, que trabalharão em conjunto.


Trabalho realizado por:Márcio e Ângelo Miguel

Sem comentários:

Dia da Mãe!

As celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias a homenageavam tiveram inicio por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas actualmente é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.



Um dia, o Amor estendeu as mãos
para o nada e abriu o espaço...

Um dia, o Amor estendeu as mãos
para o homem e abriu-se o encontro...


Um dia, o Amor se tornou
vida de tua vida e eu existi...

Mãe, o céu sem confins revela-me teu amor...
A vastidão do mar fala-me da tua bondade...
As altas montanhas refletem teu heroísmo...
A profundeza dos vales espelha tua humildade...
A beleza das flores traduz teu caminho...

Tudo isso encerras dentro de teu grande coração...
E silenciosa, serena, sorrindo,
continuas labutando no cotidiano da vida.

Um dia, o Amor se tornou
vida de tua vida e eu existi.

Obrigado, Mãe!