Europa - mapa interactivo (em português) e Atlas Mundial

http://www.luventicus.org/mapaspt/europa/europacontinental.html
Se clicares uma segunda vez num país, surge o nome da capital!


http://go.hrw.com/atlas/span_htm/world.htm
Clica no continente que queres conhecer e depois no país para veres a sua capital!

Jogo dos países da Europa

A propósito, gostas de leitura?

  • Na barra lateral há mais opções!
  • "Mães e Filhas" - 1º Volume Evan Hunter Colecção Livros de Bolso Europa-América 246, Editora Publicações Europa-América Idioma Português
  • "Os Herdeiros da Lua de Joana", de Maria Teresa Maia Gonzalez (Editorial Livro)
  • "Emílio e os Detectives", de Erich Kästner, ( Clássica Editora)
  • "Céu Aberto", de Virgína de Castro e Almeida (Clássica Editora)

quarta-feira, 25 de março de 2009




A Páscoa na Itália

Em muitas regiões da Itália, a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa são celebrados com manifestações de figurantes vestidos como no tempo de Jesus ou estátuas de Cristo crucificado, celebração muito sugestiva que mostra uma fusão de elementos pagãos e cristãos, como a famosa "Diavolata" que acontece na Comarca de Palermo e Catania (representa o embate de forças entre o bem e o mal através a tentativa do diabo de impedir Maria de encontrar Jesus ressuscitado).


Refeição de páscoa na itália


À tradição religiosa se atrela a famosa culinária italiana que convida a preparar um suculento almoço à base dos clássicos da Páscoa; ou seja, carneiro e ovos decorados. Comer ovos, sinónimo de uma nova vida, nas tradições mais antigas, celebrava a Primavera. Os cristãos, seguindo esse antigo costume fez dos ovos o símbolo de Cristo e começaram a distribuir entre os fiéis uma cestinha com ovos benzidos. O carneiro, simboliza o sacrifício de Jesus, "Cordeiro de Deus".
No almoço de Páscoa, encontraremos, então, ovos em aperitivos, em tortas salgadas, como a “Torta Pasqualina”, em salgadas e doces. Pratos à base de carne de carneiro, de mil maneiras... na brasa, no forno, frito...tudo servido com os melhores acompanhamentos da estação pascoalina. Em Roma, o prato típico è o "abbacchio" que seria o carneiro novo, de leite.Até mesmo os doces, de grande importância na mesa italiana, assumem versões mais modernas. A famosa Colomba vem recheada, com açúcar de confeiteiro por cima, com castanhas torradas... que não pode faltar em nenhuma casa, juntamente com o Ovo de chocolate.

Mas nos ovos de Páscoa, o chocolate já passou para o segundo plano... sobretudo quando diz respeito ao “recheio”.Hoje, pode-se encontrar de tudo dentro de um ovo de Páscoa...bichinhos de pelúcia, jóias e telemóveis (para quem é adepto aos presentes de luxo).Bem, a esse ponto, podemos nos preparar para os banquetes do "depois Quaresma" (período em que a religião proibia as festas e banquetes).
Para muitos italianos, a segunda-feira depois da Páscoa (segunda "Dell'Angelo") é dedicada a excursões, pic-nics ao ar livre e longas caminhadas depois da letargia invernal. Quem exagerou no dia anterior, pode aproveitar para queimar algumas calorias. Entre os passeios mais interessantes de "Pasquetta" estão as visitas às cidades de arte que normalmente apresentam atracções turísticas, mostras de arte e feiras. Feirense está entre uma das primeiras, principalmente com a chegada da primavera, o que deixa ainda mais bonita as suas ruas e becos.


A bela estação também convida a visitar outras cidades para desfrutar a Páscoa entre árvores floridas e os sabores delicados que traz a Primavera. Uma outra ideia é, para os amantes do verde, fazer um feriado imerso na Natureza, em algum agro-turismo, longe do caos das cidades e rodeado de conforto e tradições campestres.








Trabalho realizado por:


Catarina Sofia nº 11


Cláudia Sofia nº 13

Sem comentários:

Dia da Mãe!

As celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias a homenageavam tiveram inicio por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas actualmente é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.



Um dia, o Amor estendeu as mãos
para o nada e abriu o espaço...

Um dia, o Amor estendeu as mãos
para o homem e abriu-se o encontro...


Um dia, o Amor se tornou
vida de tua vida e eu existi...

Mãe, o céu sem confins revela-me teu amor...
A vastidão do mar fala-me da tua bondade...
As altas montanhas refletem teu heroísmo...
A profundeza dos vales espelha tua humildade...
A beleza das flores traduz teu caminho...

Tudo isso encerras dentro de teu grande coração...
E silenciosa, serena, sorrindo,
continuas labutando no cotidiano da vida.

Um dia, o Amor se tornou
vida de tua vida e eu existi.

Obrigado, Mãe!